Por Favor Um Cafezinho

Parei hoje cedo para tomar meu bom e velho cafezinho e ocorreu algo estranho. Geralmente tomo café para dar uma pausa, pensar na vida ou em qualquer coisa assim e creio que a maioria é como eu, mas desta vez eu comecei a pensar no café propriamente dito.

Fazendo uma rápida pesquisa, descobri que o Brasil é o maior produtor e exportador de café do mundo e que 97% dos brasileiros o bebem com razoável freqüência.  E não é só aqui que o pretinho faz sucesso, pesquisas revelam que o café (em suas várias receitas) é a segunda bebida mais consumida no mundo.

Geralmente o café está associado a um bom momento, seja ao receber uma visita e servi-lo quentinho ou para dar aquela pausa de cinco minutos no trabalho para não explodir. Há quem o associe com o cigarro dizendo que os vícios se completam e quem o utiliza como parceiro de estudos em épocas de vestibular. Há até quem afirme ser capaz de prever o futuro através da borra do café (cafeomancia).

Como disse o café me proporciona um momento de tranqüilidade, reflexão e até hoje ele sempre passou despercebido ou ficou em segundo plano. Creio que isto ocorra com outras coisas corriqueiras dessa vida nas grandes cidades,  não paramos para apreciar as coisas mais simples que nos fazem tão bem.

Há aquele estigma de que o café faz mal para a saúde, o que não é verdade, o que faz mal é o consumo excessivo (como quase tudo na vida). Estudiosos afirmam que  o consumo de 3 a 4 xícaras diárias de café,  estimula a atenção, concentração, memória e aprendizado. O consumo diário e moderado pelos adultos pode ainda auxiliar no combate à depressão, a quarta maior causa de morte no mundo nos dias atuais, que pode chegar a ser a segunda até 2020, conforme informações da OMS.

Por fim, fica aqui meu singelo reconhecimento à essa bebida que faz parte cotidiano de muita gente, inclusive do meu. Espero que a leitura tenha sido tão boa e relaxante quanto um cafezinho.

Fonte: G1, Estadão

Image

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized e marcado , , . Guardar link permanente.

2 respostas para Por Favor Um Cafezinho

  1. Nat Lopes disse:

    Muito relaxante seu texto….nesse friozinho deu até vontade de tomar o meu bem quentinho com leite (só assim que consigo tomá-lo na forma quente, não me pergunte o por que..hehe)…mas realmente, não tem como não relaxar, refletir, apreciar um bom cafezinho em qualquer horário do dia. Seja ele quente, seja ele batido com sorvete de creme e leite…não tem como não gostar! E em homenagem a esse tema tão delicioso, fotos de cafezinhos personalizados para vocês http://instagram.com/p/b53aQkTDWj/ . Abraços! Agora vou preparar o meu!!! 😉

  2. Realmente, o cafézinho é bom para tudo! Seja para acordar, dar uma relaxada, socializar… Eu já percebi a diferença do meu rendimento no trabalho com e sem café, assim como para estudar… Sem o café eu começo a vaguear em assuntos alheios depois de certo tempo. Não que eu nunca faça isso durante o dia, mas prolonga a concentração contínua.

    Sabemos que faz bem para a saúde, evitando depressão e tal, mas acredito que o famoso “coffee brake” é o que faz bem para a mente! Além do efeito da cafeina no corpo (acelera os batimentos cardíacos que consequentemente aumentam o nível de endorfina no corpo) é o momento do trabalho em que você tira 5 ou 10 minutos para relaxar, tirar a cara da frente do PC, se der fumar um cigarro junto e relaxar! Jogar conversa fora, sobre o tempo, futebol, etc.. Qualquer coisa que não tenha a ver com o assunto ou similares que você enfrenta em sua rotina! Essa espairecida, juntamente com o café, ajudam e MUITO no desempenho mental do dia-a-dia (pelo menos para mim)!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s