Juventude Saudosista…

Se você, assim como eu, tem 20 e poucos anos, com certeza já parou para analisar como nossa infância e adolescência foi infinitamente melhor do que a das crianças e adolescentes de hoje em dia. Contudo, parei para refletir e cheguei a um dilema: Será que “nossa época” foi realmente tão boa assim? Será que tudo que é produzido hoje é tão sem graça quanto nós achamos?

A princípio concluí que se tratava apenas de saudosismo de nossa parte, que nada mais é do que uma valorização demasiada do passado, mas pensando melhor creio que a definição correta seja NOSTALGIA, isto é, uma sensação de saudade de um tempo vivido, freqüentemente idealizado e irreal. É um sentimento que surge a partir da sensação de não poder mais reviver certos momentos da vida

Todo mundo cansou de ver o viral “Se você já fez tal coisa, se já teve isso ou aquilo, sua infância foi realmente feliz” e nesse ponto concordo com a maioria. Era muito bom bater tazo na escola, chegar em casa e assistir cavaleiros do zodíaco na TV Manchete, jogar Doom num computador mais devagar que maratona de tartaruga, enfim. Passar horas assistindo os clássicos do Cartoon Network (O Laborátorio de Dexter, Johnny Bravo, A Vaca e o Frango, etc), ver heróis como Jaspion, Power Rangers e Cybercops lutando contra o mal e tentando salvar o mundo. Aquilo que era entretenimento! Certo? Talvez.

Esses programas e produtos que consumimos outrora realmente eram bons e com certeza são influência para o conteúdo produzido atualmente, porém o que os torna tão superiores para nós é o fato de os associarmos aos melhores momentos de nossas vidas, quando a maior obrigação era passar de ano na escola e zerar os cartuchos de Snes e Megadrive em um final de semana (pois tínhamos que devolver na locadora na segunda feira!). Para os que não chegaram na tal fase de responsabilidades, acreditem em mim, ter contas para pagar é uma merda.

Em suma, creio que esse sentimento de repulsa que temos em relação ao novo, se trata mais de um bloqueio psicológico onde não podemos admitir que os desenhos, salgadinhos, games, de hoje em dia, são tão bons ou melhores do que os de nossa época. Falar bem do passado em detrimento da geração atual é uma espécie de rito de passagem, ou vai dizer que vocês nunca ouviram das pessoas mais velhas que a infância e adolescência deles foi melhor que a nossa?

É isso aí galera do tamagotchi, creio que daqui alguns anos veremos jovens de 20 e poucos anos falando para pessoas mais novas, que Ben 10 e Naruto é que eram desenhos de verdade e sinto informar, mas eles estarão tão certos ou errados quanto nós.

 É bom lembrar da época do walkman, mas pare e pense se você trocaria seu ipod por aquele tijolão? Melhor ainda é jogar Sunset Riders certo? Mas vai dizer que não prefere Red Dead Redemption? Enfim, a tecnologia evoluiu monstruosamente na última década e por mais que nos apeguemos ao passado, em muitos aspectos o novo é melhor.

Por fim, tem um assunto que afirmo com absoluta certeza que foi melhor na nossa época: O Futebol!! Galerinha mais nova sinto muito, mas nossa seleção de 94 com Taffarel, Romário, Bebeto e companhia era muito melhor do que a atual! Também podemos falar de música (e nesse ponto sou saudosista a lot), mas isso é assunto para outro dia.

Abaixo fiz uma lista de tudo que marcou meu passado e creio que o de muita gente.  Se faltou alguma coisa comente ai em baixo, vamos relembrar os bons e velhos tempos!

DESENHOS:

 

A Vaca e o Frango

Johnny Bravo

O Laboratório de Dexter

Du, Dudu e Edu

Animaniacs

Pinky e Cerébro

Dragon Ball

Cavaleiros do Zodíaco

Yu Yu Hakusho

Shurato

O Fantástico Mundo de Bobby

Rugrats – Os Anjinhos

Imagem

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para Juventude Saudosista…

  1. Paula Ferreira disse:

    Ursinhos carinhosos, O mundo de Beackman, Cruj…
    Castelo Ra-Tim-Bum, Glub Glub…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s